terça-feira, 7 de abril de 2009

Projeto Palhaço Cidadão-Asilo de Novo Horizonte-SP




Projeto Palhaço Cidadão

Estiveram em Novo Horizonte,no último final de semana,os atores/palhaços Vanessa Queiroz,Flavio Costa e Renato Contesini
A trupe vinda de São Bernardo do campo e Santos prestigiaram a quermesse realizada no sábado,dando um brilho a mais ao evento.
As intervenções foram muito bem aceitas por parte da comunidade presente.Na ocasião,os palhaços divulgaram o Projeto “Palhaço Cidadão”,idealizado pelo ator/palhaço Marcos Gricha,artista local e Cléo Dall´Agnol,palhaça paulista recém chagada de Salvador.
A colaboração da comunidade viabilizou a visita dos palhaços ,no domingo,ao asilo “Lar Velhice Maria Souza Spínola,situado em nosso município.
A experiência junto aos idosos foi maravilhosa para os artistas. A alegria contagiou a todos e a emoção foi grande.
O presidente da entidade entendeu a iniciativa e a proposta do Projeto Palhaço Cidadão e abriu as portas do asilo para que a intervenção acontecesse.
O Projeto ,em fase de desenvolvimento, já encaminhou ao hospital local,em fevereiro, todos os detalhes do projeto e aguarda uma resposta positiva.Essa iniciativa chamou a atenção da trupe paulista que veio especialmente para pesquisar , trocar idéias e levar a experiência para o trabalho que estão desenvolvendo na área social em São Paulo
Segundo os idealizadores do Projeto,Marcos Gricha e Cléo Dall´Agnol;
“É fundamental que a comunidade perceba a importância do trabalho artístico como ferramenta de inclusão social.Novo Horizonte tem potencial para desenvolver um projeto assim,apenas precisa de um olhar mais atento pra cultura .O Projeto Palhaço Cidadão se sentiu honrado com a visita dos atores/palhaços e já pensamos em trazê-los para novas intervenções futuras.
Outros artistas também se dispuseram a visitar nosso município.Esse intercâmbio cultural é essencial para aprimoramento do projeto como também para divulgar Novo Horizonte em várias localidades brasileiras, um bom exemplo de como é mais inteligente e econômico investir em cultura, é se pegarmos o orçamento do governo e veremos que cada preso custa em media de R$1700,00 reais. No entanto, um professor (diretor) de teatro (ou outra forma de arte) pode ter em media em um grupo 40 alunos e custa cerca de R$1000,00 reais. E como diz o velho ditado ”Mente vazia oficina do diabo” e sendo a arte um agente transformador, essas 40 pessoas que entrarão em contato com a arte e serão envolvidas por ela. Agora se usarmos a matemática veremos:1700,00 x 40 = 68.000,00 ; 68.000,00 – 1000,00 =67.000,00
Com a arte o governo economiza e a gente se valoriza”
Recentemente,Marcos Gricha e Cléo Dall´Agnol receberam convite para visitar outros projetos sociais em Salvador e já estão se mobilizando para viabilizar a viagem.

2 comentários:

  1. Pessoas!Cléo, marcos

    Eu gostaria de Agradecer e Parabenizar vocês por tudo!!! tudo muito lindo, lindo exemplo,não sei se o nosso tempo na vida vai ser suficiente pra nos sermos e fazermos tudo o que desejamos.
    Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas,e com certeza é isso que o trabalho de vocês faz transmitir a alegria o sorriso parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Piolin é o mestre . e eu ? vc me rouba o personagem, usa indevidamente a marca registrada O SOMBRA e nem me nombra. tire logo o titulo de O Sombra de suas fotos, do seu curriculo (ali vc esta confesando o delito) e material de divulgação do seu trabalho, VC se diz mímico? e não sabe a diferencia entre um mímico é O Sombra? “O Sombra” ou “Os Sombras” personagem e marca lançada na TV
    Globo em 1992 no "Domingão do Faustão" não é o nome de uma atividade, modalidade ou serviço artístico e o nome próprio do personagem, nome artístico de Santiago Galassi no SATEDRJ (O Sombra / Ator palhaço/mímico) e marca registrada no INPI SOMBRAS clase 41 prestação de serviços artísticos (assim como outras marcas de artistas são, como Bozo ,Patati Patatá ou Tiririca / palhaço) a arte é a "Mímica" e o ator que interpreta esta arte se chama Mimo ou Mímico. Existem covers, imitadores e sócias NÃO AUTORIZADOS! Não seja enganado exija produto/serviço original. Pirataria é crime!. exijo imediatamente a interrupção do uso da marca O SOMBRA sob pena de denuncia na delegacia de falsificações por pirataría e ação no tribunal

    ResponderExcluir